domingo, 12 de dezembro de 2010

Rostos ( Outras técnicas)


A história destes desenhos é realmente esquisita, pois foram elaborados mais ao menos entre a meia noite e a uma da manha. 
Foi assim, estava eu a ver uma revista de ilustração brasileira no pc intitulada de  "Ilustrar" e surgiu um link de uma feira de ilustração que tinha havido no Brasil, então decidi espreitar e como estava com sono disse para mim mesmo que só iria ver rápido e ia dormir. Para meu espanto, e para alem de alguns trabalhos expostos, eu comecei a reparar nas pessoas que lá estavam, e achava que cada uma tinha feições espectaculares e cujas davam perfeitamente para personagens, e aí o sono que passou completamente, estive a desenhar mais ao menos até à uma da manha.



Quase todas as personagens foram começadas pelos narizes que achava muita piada.
(lápis de grafite para começar e reforçar as sombras e depois caneta para realçar o desenho)



E alguns por ângulos ou expressões que me agradavam
(Caneta e depois lápis de grafite para dar alguma expressividade e sombra)


E depois haviam sempre pormenores que modificava, pois achava que ficavam melhores e que davam alguma graça ao desenho.
(caneta e depois lápis de grafite)


Algumas das pessoas marcava-me simplesmente pelos olhares e expressões
(Caneta e depois lápis de grafite)


Esta foi uma das pessoas/personagens mais cómicas que encontrei, e que foi bastante simples de desenhar.
(Caneta e depois lápis de grafite)


Aqui marquei-me por uma expressão mais séria, e mais sabia que parecia o senhor.
(lápis de grafite seguido por caneta) 


Aqui igualmente à parte de cima, podemos ver um rosto sério e expressivo de uma pessoa do publico.
(Lápis de grafite seguido por caneta)


Este foi um dos mais simples e que achei que ficaria bom assim, pois a personagens e suas linhas assim o pedia.
(Lápis de grafite, seguido de caneta)


Nesta apresentava-se uma expressão algo pensativa e fria
(lápis de grafite, seguida de caneta)


Aqui o lado mais contrastante com a de cima, alguém mais descontraído e divertido.
(Lápis de grafite, seguido por caneta)


Aqui novamente uma pessoa do publico numa palestra. Onde foi elaborado um esboço rápido e onde salientei o nariz que foi o elemento que mais me chamou a atenção. 
(lápis de grafite, seguido de caneta)


Aqui está um exemplo de um desenho com algumas modificações, começando pelo nariz que era mais ao menos igual, e depois modificando alguns pormenores na personagem.
(Lápis de grafite seguida de caneta)


Aqui uma expressão de riso e um nariz extremamente engraçado saltaram-me à vista.
(Lápis de grafite, seguido de caneta)


Aqui o principal elemento que me chamou foi claro o nariz, achei muito perfeito para uma personagem mesmo.
(lápis de grafite seguido de caneta)


Aqui a expressão foi o principal motivo do desenho, mas também o facto de o seu rosto ser muito linear e rápido.
(lápis de grafite seguido de caneta)


Aqui desenhos muito rápidos do qual não achei que deveria elaborar muito mais a expressividade, pois o tipo de rosto assim o pedia.
(Lápis de grafite seguido de caneta)


Aqui um conjunto de diferentes técnicas, umas mais lineares e outra mais expressiva, agora vejam a diferença que isso pode fazer num desenho, nomeadamente num rosto.
(Lápis de grafite seguido por caneta)


Aqui temos a página onde a maior parte dos desenhos foram elaborados, e onde a maior parte foi desenhado com lápis de grafite, seguido por caneta de ponta fina preta

E assim ficaram a conhecer mais uma das minhas técnicas e mais um dos meus gostos.

E assim podemos ver um exemplo de como a imaginação e a criatividade podem surgir a qualquer momento e a qualquer hora.

Esperto que tenham gostado e que dêem as vossas opiniões.

Muito Obrigado a todos que me visitam regularmente, e a todos que estão cá pela primeira vez.

Cumprimentos para todos

David Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário